- Tecido Epitelial
- Tecido Conjuntivo
- Tecido Nervoso
- Tecido Muscular
Características:
Formado por células justapostas, superfície livre, pouca matriz extracelular em comparação com o tecido conjuntivo, está sobre a lâmina basal (apoia, separa e controla a entrada de nutrientes) e não tem vasos sanguíneos.
Funções:
Revestir, proteger, fazer trocas gasosas, absorção e secreção (suor e saliva).
Divisão:
Simples
Possui apenas uma camada de células;
Estratificado
Possui mais de uma camada de células;
Pseudo-estratificado
Embora possua apenas uma camada de células, elas possuem seus núcleos posicionados em maneiras que sugerem um epitélio estratificado.
O tecido da pele é composto por tecido epitelial estratificado, com células bem juntas, pois é necessário que a pele evite a entrada de corpos estranhos no organismo e também protegê-lo contra atrito, produtos químicos e efeitos solares.
Já o tecido epitelial que reveste os órgãos internos do corpo é o tecido epitelial simples, pois não pode ser tão grosso porque nele há troca de substâncias.
Podem possuir células pavimentosas, cilíndricas, colunar e cúbicas.
Renovação do Tecido Epitelial:
A maioria dos epitélios apresentam um ciclo de vida limitado. Esse ciclo é consequência direta de suas funções.
Ocorre então uma renovação constante dessas células graças a uma atividade mitótica (mitose) contínua. A velocidade dessa renovação é variável. Ex.: o epitélio de revestimento intestinal se renova cada 2 - 3 dias enquanto que o das glândulas salivares e do pâncreas leva mais de dois meses para se renovar.
A vida depende desses processos de renovação. Uma grande dose de radiação ionizante impede a continuidade porque bloqueia a divisão celular.
Tecido Conjuntivo propriamente dito é dividido em frouxo e denso.
Frouxo: Tem as três fibras na mesma quantidade.
Fibra elástica: Da elasticidade a células.
Fibra colágena: Resistência.
Fibra Reticular: Reforço (rede)
Denso: Tem maior quantidade da fibra colágena. Pode ser dividido em:
- Não modelado: Com fibras em várias direções (moldam-se aos órgãos que revestem, são resistentes e elásticos);
- Modelado: Todas as fibras dispostas na mesma direção (normalmente presente nas articulações. Formam os tendões e ligamentos).
OBS:
Tendões ligam os ossos aos músculos e os Ligamentos ligam os ossos entre si.
Características:
Muitas matriz extracelular, células distantes, não tem superfície livre, altamente vascularizado, não possui lâmina basal.
Funções:
Defesa (contra vírus, bactérias e corpos invasores), sustentação aos demais tecidos, preenchimento dos espaços entre os órgãos e nutrição de outros tecidos (como o epitelial).
Fibroblastos: Produz sempre muita matriz extracelular (intensa atividade).
Plasmócito: Produz proteínas que são os anticorpos.
Macrófago: engloba e a digere "matando" micro-organismos. Fagocitose.
Anticorpo: Eles levam os vírus e bactérias para os macrófagos, pois tem um mecanismo que se acoplam à eles.
Mastócito: Responsável pelas reações alérgicas.
Linfócito: É um tipo de glóbulos brancos, importantes na defesa do corpo, identificam e matam organismos invasores e combatem infecções.
OBS:
A epiderme é constituída de Tecido Epitelial (tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado - queratina que é produzidas pelos queratinócitos que ficam na camada basal);
A derme é subdividida em duas camadas: A camada papilar é constituída por Tecido Conjuntivo frouxo e a camada reticular é formada por Tecido Conjuntivo Denso não modelado;
A hipoderme é constituída por Tecido adiposo.
- Queratina serve para impermeabilizar a pele e protegê-la. Queratinócitos estão presentes na camada basal junto com os melanócitos que produzem melanina, um pigmento castanho que absorve os raios ultravioletas.