Termos Utilizados em Hemogramas
- Eritrograma: Mede a quantidade de glóbulos vermelhos, o seu aumento é chamado de eritrocitose e a diminuição de eritropenia.
- Hb: Mede a quantidade de hemoglobina nas hemácias, podendo caso haja uma diminuição a pessoa possuirá hemácias hipocrômicas ou se houver um aumento hipercrômica.
- Ht: O hematócrito é a relação de glóbulos vermelhos no sangue em relação ao sangue total.
Tubo de tampa roxa, portanto possui EDTA, que é um anticoaglulante resultando em uma divisão por plasma em cima e elementos sanguíneos em baixo.
O poder anticoagulante do EDTA provem de sua capacidade de complexar íons de Cálcio, impedindo a cascata da coagulação de ocorrer.
- VCM: Volume corpuscular médio, quando está aumentado as hemácias são macrocíticas, quando está diminuído elas são microcíticas.
- CHCM: Junto com o VCM são chamados de índices hematimétricos, mede a concentração de hemoglobina corpuscular média.
Indica estados de hipocromia ou hipercromia.
- RDW: (Red Cell Distribution Width - analisa a variação de tamanho dos glóbulos vermelhos) Quando está aumentado indica estados de anisocitose, que é formatos irregulares das hemácias.
Podendo elas adquirirem formado de foice: Poiquilocitose, entre outros.
* Pancitopenia é um estado que indica diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas (todos os elementos do sangue).
Nenhum comentário:
Postar um comentário