Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Sistema Urinário

Sistema Urinário

Função de filtrar o sangue eliminando resíduos nocivos ao corpo para o meio externo. Constituído pelos rins, ureteres, uretra e bexiga urinária.

- Rins:
Medem aproximadamente 8 centímetros. São retroperitoniais (Não são revestidos pelo peritônio). Sua função é filtrar o sangue e produzir a urina. Camadas de revestimento para sua proteção:
* Cápsula renal: É a camada mais interna, adere ao rim. Formada por tecido conjuntivo denso não modelado.
* Cápsula adiposa renal: É a camada intermediária. Formada por tecido adiposo.
* Fáscia renal: Camada mais externa. Também constituída por tecido conjuntivo denso não modelado.

Formado pelo: - Polo superior: onde se localiza a glândula supra-renal que transforma proteínas e gorduras em glicose. - Polo inferior. - Margem lateral. - Margem medial: onde se encontra o hilo renal (região por onde passa os ureteres, veia e artéria renal).

Internamente é formado pelo córtex renal (ao redor) e medula renal. Na medula renal tem gomos chamados de pirâmides renais e entre as pirâmides têm as colunas renais.
A urina é formada no córtex renal e após ser formada desemboca nos cálices renais menores. Depois vai para os cálices renais maiores até chegar na pelve renal.

O sangue chega ao rim através da artéria renal contendo resíduos metabólicos que devem ser eliminados. A artéria dentro do rim se ramifica em capilares que formam um emaranhado formando uma estrutura microscópica chamada de glomérulo. Os capilares do glomérulo têm pequenos orifícios chamados de janela que permitem o início da filtração do sangue. A filtração ocorre no néfron, que é a estrutura funcional dos rins. O glomérulo e coberto pela cápsula glomerular, uma das partes que formam o néfron. Existem milhares de néfrons em cada rim.
Néfron é composto por:
* Cápsula glomerular
* Túbulo contorcido proximal
* Túbulo contorcido distal
* Tubo coletor
* Alça do néfron

Não é todo o sangue que vai para o néfron, pois o glomérulo possui células chamadas de podócitos que fazem uma "barreira"permitindo somente a passagem de plasma sanguíneo. Hemácias, leucócitos e plaquetas, não passam.

Após o sangue entrar na cápsula glomerular, ele passa para o túbulo contorcido proximal, depois para a alça do néfron, depois para o túbulo contorcido distal e por último no tubo coletor.

Em cada parte do néfron encontramos um tipo de epitélio.
* Cápsula Glomerular - Tecido epitelial simples pavimentoso.
* Túbulo contorcido proximal - Tecido epitelial simples cúbico com microvilosidades.
* Alça do néfron - Tecido epitelial simples pavimentoso.
* Túbulo contorcido distal e o Tubo coletor - Tecido epitelial simples cúbico com microvilosidade, mas em menor quantidade.
O tubo coletor localiza-se em uma parte da pirâmide renal chamada de papila renal, depois dele a substância filtrada segue para os cálices e para a pelve.


- Ureteres:
Transportam urina dos rins à bexiga urinária. Partes anatômicas: Abdominal, pélvica e intramural. Histologia:
Mucosa - Camada mais interna, constituída por epitélio de transição (epitélio de transição é um epitélio especial onde as células globosas modificam ou não seu tamanho para aumentar o espaço de armazenamento de urina.
Muscular - Constituída por músculo liso.

Serosa - Camada mais externa. Formado por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido epitelial simples pavimentoso.

- Bexiga Urinária
Armazena urina até a eliminação para o meio externo. Partes: Ápice (onde se encontra o ligamento umbilical mediano), corpo e fundo.
Internamente tem o trígono da bexiga, composto por 3 óstios, nas pontas os dois óstios dos ureteres (por onde chega a urina) e em baixo o óstio interno da uretra.
Histologia:
Mucosa - Epitélio de transição, sobre tecido conjuntivo frouxo intercalado com tecido conjuntivo denso não modelado.
Muscular - Músculo liso chamado de músculo detrusor da bexiga. Formado por duas camadas a mais interna é músculo liso longitudinal e a externa circular.

Adventícia - Tecido conjuntivo denso não modelado rico em feixes de fibras elásticas.


- Uretra
Localiza-se na pelve e tem dois esfíncteres, um interno e externo para um melhor controle da urina. No homem transporta também sêmen.


Partes anatômicas da uretra masculina:
- Parte intramural.
- Parte prostática: As duas revestidas por epitélio de transição.
- Parte membranácea: Revestida por tecido epitelial pseudo-estratificado colunar. Envolvido pelo esfíncter externo da uretra (músculo estriado esquelético) e contém as glândulas bulbo-uretrais.

- Parte Esponjosa: Formado por tecido epitelial pseudo-estratificado colunar intercalado com tecido estratificado pavimentoso não queratinizado. Tem na ponta a fossa navicular que também é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.

Partes anatômicas da uretra feminina:
- Parte intramural: Revestida por epitélio de transição.
- Parte membranácea: Epitélio pseudo-estratificado colunar, envolvida pelo esfíncter externo da uretra que é formado por músculo estriado esquelético.

Sistema Genital


Função de produzir hormônios sexuais, responsáveis pela configuração do corpo do homem e da mulher e também serve para a perpetuação da espécie.

Sistema Genital Masculino

Formado por:
- Escroto
Localizam-se na regiam externa da pelve, é formado por pele enrugada e pelos, contém duas camadas de músculo liso, a mais interna chama-se dartos e a externa cremaster. Têm a função de abrigar os testículos, epidídimos e parte do ducto deferente. Para a produção adequada de espermatozoides a temperatura dos testículos deve estar entre 34 graus, por isso no frio se contraem e no calor relaxam, objetivando manter essa temperatura.

- Testículos
Principais órgãos do sistema genital. Têm função endócrina, produção de hormônios e função exócrina, produção de espermatozoides.
O epitélio germinativo dos testículos possui:
A testosterona por exemplo, hormônio sexual masculino é produzido por células denominadas edocrinócitos, as células de Leydig.
As células de sustentação são as células de Sertoli.
As células espermatogênicas que produzem espermatozoides.

- Epidídimo
Fica na região superior dos testículos, tem o objetivo de amadurecer e armazenar os espermatozoides até a ejaculação.

- Ducto deferente
Transporta os espermatozoides do epidídimo ao ducto ejaculatório. Atravessa a pelve e chega próximo a bexiga urinária onde localiza-se o ducto ejaculatório.
- Funículo espermático
Bolsa dentro do escroto que armazena testículos, epidídimo, parte do ducto deferente, veias, artérias e nervos. Atravessa a pelve através do canal inguinal.
- Glândula seminal
São duas glândulas exócrinas que ficam próximas a bexiga urinária. Produzem parte do sêmen, 60%. Nutre os espermatozoides e permite a eles que se locomovam no meio externo.

- Próstata
Localizada próxima as glândulas seminais. Produz os outros 40% do sêmen que auxilia na locomoção dos espermatozoides e por ser alcalino os protege contra a acidez da vagina. Também é na próstata onde o sêmen e os espermatozoides se misturam antes de serem liberados na ejaculação.

- Ducto ejaculatório
Localiza na parte interna da próstata, por onde chega os espermatozoides do epidídimos, vindos pelos ductos deferentes. Recebe também as secreções da próstata e das glândulas seminais.
- Glândula Bulbo-uretral
São duas, fica abaixo da próstata. Secreta um líquido transparente antes da ejaculação para preparar a uretra por onde vai passar o sêmen e que ele não entre em contato com resto de urina que foi transportada pela uretra.

- Uretra
Após sair do ducto ejaculatório o sêmen passa para a uretra e depois para o meio externo. Função de micção e ejaculação.

- Pênis
O corpo do pênis possui tecido erétil altamente vascularizado, quando esses vasos enchem de sangue ocorre a ereção. É formado por dois corpos cavernosos e um esponjoso por onde passa a uretra. A sua parte final é chamada de glande.



Sistema Genital Feminino


- Ovário
Órgãos pares e ovulares, localizados na região pélvica. Medem aproximadamente 2 centímetros de diâmetro. Função endócrina e exócrina, produzem gametas (ovócitos) e hormônios sexuais femininos.
Sustentados por ligamentos: Largo, suspensor do ovário e útero-ovárico.
Camadas histológicas: epitélio germinativo, túnica albugínea, córtex, medula.

Durante o sétimo mês de gestação o embrião do sexo feminino já apresenta todos os ovócitos que terá durante a vida. Após a primeira menstruação, menarca, todos os meses um ovócito será amadurecido e liberado. Alternando de ovário direito e esquerdo.

- Tuba uterina
Órgãos tubulares localizados lateralmente e superiormente ao útero. Função de captar o ovócito que foi amadurecido no ovário (pelas fímbrias), transportá-lo e proporcionar um local para a fecundação.
Formado por:
* Infundíbulo: Primeira porção, mais próxima ao ovário. Contém tecido recortado em forma de franja, chamado de fímbrias.
* Ampola - porção alargada onde ocorre a fecundação.
* Istmo - Parte mais fina
* Parte uterina - localizada no interior do útero.
É formada por músculo liso e revestida internalmente por tecido epitelial estratificado colunar ciliado.

- Útero
Localizado na pelve, posteriormente da bexiga urinária e anteriormente ao reto. Função local de desenvolvimento do novo ser. Formado por fundo, corpo, istmo e colo. Camadas histológica:
* Perimétrio - Mais externa. Formado por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido epitelial simples pavimentoso.
* Miométrio - Camada intermediária, formada por 3 camadas de músculo liso (espiral, circular e longitudinal) contínua com a das tubas uterinas e da vagina.
* Endométrio - Mais interna, formada por duas camadas: funcional e basal. A funcional é a superficial, é a camada que descama durante a menstruação. Formada por tecido epitelial simples colunar e glândulas secretoras. A basal é profunda, vascularizada e regenera a superficial.

- Vagina
Liga o útero ao meio externo. Histologia:
* Mucosa - Epitélio estratificado pavimentoso, presença de rugas vaginais e presença de glândulas.
* Muscular - Músculo liso longitudinal e circulares.
* Fibrosa - Tecido conjuntivo denso não modelado com feixes de fibras elásticas.

- Vulva ou pudendo feminino
Conjunto de estruturas genitais externas:
* Monte púbis - Anterior à sínfise púbica, contém pelos.
* Lábios maiores - Protegem os lábios menores e são homólogos ao escroto do homem.
* Lábios menos do pudendo - Seguem do clitóris em direção posterior. Protegem o óstio da uretra e o óstio da vagina.
* Clitóris - Órgão erétil, homólogo ao pênis. Função sexual.
* Vestíbulo da vagina - fenda entres os lábios menores, ductos das glândulas vestibulares maiores e menores, óstio externo da uretra e óstio da vagina.
* Glândulas vestibulares - Maiores e menores. Produzem lubrificação.

O ligamento largo é formado pelas seguintes partes:
- Mesovário: abaixo do ovário
- Mesossalpinge: ao redor da tuba uterina
- Mesométrio: Envolve o útero


Escavações