Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Biologia

Primeiros Conceitos


Biologia (Bio = Vida; Logia = estudo)

Características dos seres vivos:

1- Composição química complexa: Todos os seres vivos são formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio que associados formam substâncias orgânicas como proteínas, carboidratos, lipídios...

2- Metabolismo: São reações químicas que ocorrem nas células e fazem transformações químicas montando e desmontando (síntese e degradação) substâncias. Importante na obtenção de energia(ATP) que é conseguida com a degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica) como: aminoácidos, glicídios, lipídios.

3- Homeostase: É a capacidade do corpo de regular suas atividades internas para manter uma condição estável, isso ocorre de acordo com o ambiente que vive. Como variações na temperatura, salinidade, PH ou as concentrações de nutrientes.
4- Movimento: Todos os seres vivos apresentam movimento, mesmo as plantas.

5- Reações a estímulos: Todos os seres vivos são capazes de reagir a estímulos ou modificações do ambiente.
Podem ser estímulos físicos e químicos: luminosidade, temperatura, pressão.



6- Todos tem reprodução, crescimento e desenvolvimento.

7- Adaptação: Ajusta-se ao meio ambiente. As formas que os seres vivos tem de reagir ao ambiente são adaptativas contribuindo para a sobrevivência ou reprodução da espécia.

Composição Química das Células

Água:

O teor de água nos organismos vivos varia, por exemplo no homem, representa 65% da massa total.
- Atua como solvente:
Graças a presença da água é que a maioria das reações químicas pode ocorrer e que o citoplasma tem consistência gelatinosa.
- Proteção térmica;
- Meio de transporte;
- Auxilia no funcionamento enzimático.

Proteínas:

- Função estrutural: São aquelas que participam dos tecidos dando-lhes rigidez, consistência e elasticidade. Exemplos de proteínas estruturais: Queratina (principal proteína do cabelo), colágeno (constituintes das cartilagens - tecido cartilaginoso: encontrado nas articulações e também outros lugares como orelhas, nariz.), fibrinogênio (presente no sangue), etc.

- Enzimática: As enzimas reduzem a energia de ativação das reações químicas. Catalizando-as. Elas não reagem, são reutilizadas.

- Transporte: Podem servir para o transporte de substâncias. Como a hemoglobina ou a hemocianina presentes nos glóbulos vermelhos e hemácias, que transportam gases (principalmente oxigênio e um pouco de gás carbônico).

- Protetora: Anticorpos são proteínas que fazem a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas. Proteínas são responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea em casos de cortes e machucados.

- Reserva: Existem proteínas que fazem reservas de substâncias importantes ao corpo. Exemplo a Ferritina que armazena ferro (Fe) ou a Mioglobina que reserva oxigênio (O2).

- Contrátil: Dão à célula a capacidade de se contraírem, mover ou mudar de forma. São exemplos a actina e a miosina que participam diretamente na contração muscular.

Ácidos Nucleicos:

São responsáveis pelo armazenamento e transmissão de informação genética e também fazem sua tradução que é expressa pela síntese das proteínas informadas.

DNA - Ácido Desoxirribonucléico;
DESO - XIRRI - BONU - CLÉICO para mim isso eh japones u.u
RNA - Ácido Ribonucléico.

Lipídeos:

Na célula exerce função energética, estrutural e reguladora.

Carboidratos: conhecido como açúcares, constituem a principal fonte de energia da célula, sendo ainda importantes componentes da parede celular.

Existem ainda um grande número de outros componentes como vitaminas, sais minerais, etc; que desempenham funções importantíssimas nas células e são encontradas em quantidades relativamente reduzidas.

0 comentários:

Postar um comentário