Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Complexo de Golgi

É uma organela citoplasmática típica de células eucarióticas. O nome provém de Camilo Golgi, que foi quem o identificou em 1898, utilizando um método de coloração pela prata, 50 anos antes da invenção do microscópio eletrônico. Que foi quando se pode ter uma imagem definitiva da organela e pôde ser estudada com detalhe.


Tende a ser mais proeminente nas células de órgãos responsáveis pela secreção de certas substâncias, tais como: Pâncreas, Hipófise, Tireoide, etc.

Características

Cada golgi consiste de sacos achatados de membrana e vesículas (Formam-se vesículas na região final do golgi quando parte da membrana começa a formar uma protuberância).
É dentro destes sacos membranosos que as enzimas estão prontas para transportar as proteínas e lipídios para as localidades específicas. Dentro do golgi (ou complexo de golgi ou aparato de golgi) estas proteínas e lipídios são marcados com sequências (um endereço) que indicam ao corpo onde estes produtos devem ser deixados.
"Adicionando sinalizadores às proteínas para direcioná-las aos locais da células onde atuarão."


Face Trans: face de saída; Face Cis: face de entrada.

O aparelho de golgi se localiza na rota de saída do Retículo Endoplasmático. Normalmente próximo ao núcleo e ao centrossomo (centro da célula).

Funções

Sua função:
É o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas, para ser transportadas às suas localidades específicas.
Portanto funciona como uma espécie de sistema central de distribuição na célula. Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula.

Normalmente o transporte de substâncias (como proteínas e lipídios vindos do R.E.) ocorre, com a saída delas do retículo endoplasmático (por meio de uma vesícula transportadora) até o Complexo de Golgi. Lá elas são modificadas, ordenadas e enviadas na direção dos seus destinos finais.
O que acontece com as proteínas depois de endereçadas e encapsuladas em vesículas:

1 - Inserir-se à MP, se contiverem proteínas (ou lípides) com domínios de ancoragem na membrana plasmática.

2 - Fundir-se à MP e promover a exocitose do seu conteúdo, se contiverem proteínas destinadas ao meio extracelular.

3 - Acomodar-se no citoplasma, como grânulos de secreção, para posteriormente serem exocitados.

4 - Formar lisossomas que poderão se fundir com endossomas.

5 - Voltar às Cisternas Cis do CG.

6 - Fundir-se ao RE, tranferindo a este proteínas processadas no CG.


CG: Complexo de Golgi, MP: Membrana plasmática.




É responsável também pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais, do acrossomo do espermatozoide, do glicocalix, está ligado à síntese de polissacarídeos e é o principal lugar de síntese de carboidratos.


* Glicocalix: é um envoltório, uma camada externa à membrana, presente em células animais, formada por uma rede frouxa de carboidratos que recobre a membrana plasmática. Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutriente e enzimas e participa do reconhecimento intercelular, uma vez que diferentes células possuem diferentes glicocálix e diferentes glicídios.
E também pode atuar como proteção contra certos tipos de vírus. Esta se daria por repulsão eletrostática porque tanto alguns vírus quanto o ácido siálico ou N-acetil-neuramínico (presente em certos glicocálix) possuem carga negativa.


* Acrossoma: É uma vesícula preenchida por enzimas digestivas, presente no espermatozoide maduro. Essas enzimas digestivas tem a função de digerir as diversas camadas de células foliculares que se encontram em torno do óvulo, permitindo dessa maneira o contato direto da membrana plasmática do espermatozoide e do óvulo, que se fundem e facilitam a liberação do núcleo do espermatozoide para o citoplasma do óvulo, para que ocorra fecundação.



Retículo endoplasmático e Aparelho de Golgi

(1) Núcleo (2)Poro Nuclear (3)Retículo endoplásmico rugosos( RER ) (4)Retículo endoplásmico liso(SER) (5) Ribossoma no RER (6) Proteínas que são transportadas (7) Vesícula trasportadora (8) Aparelho de golgi (9) Cisterna do AG (10) Transmembrana do AG (11) Cisterna do AG (12)Vesícula secretora (13)Membrana plasmática (14)Proteína secretada (15) Citoplasma(16) Espaço extracelular.




http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=estudante-cria-complexo-de-golgi-artificial-para-pesquisa-de-novos-medicamentos

Bio chip que imita o funcionamento do Complexo de Golgi, sendo capaz de construir moléculas de açúcar complexas e altamente especializadas
Com a capacidade oferecida pelo biochip, de processar inúmeras combinações de açúcares e enzimas, de forma rápida e automatizada, os pesquisadores poderão acelerar o processo de descobrimento de novos compostos químicos e de novos medicamentos.

SOBRE COMPLEXO DE GOLGI: Portal São Franscisco






0 comentários:

Postar um comentário