Reino Protista
Primeiros organismos eucariontes.
Esse reino vem com animais na escala evolutiva logo depois de vírus (acelulares), bactérias e cianobactérias (procarionte).
Protozoários
É um grupo de organismos unicelulares e eucariontes, onde partes dessa célula se diferenciam para exercerem funções diferentes, podendo surgir nela então estruturas destinadas à locomoção e apreensão de alimentos.
Existem alguns, minoria que são grandes o bastante para serem vistos a olho nu, mas a maioria é microscópico.
O Vacúolo contrátil faz o controle osmótico, pois principalmente com protozoários de água doce, pode acabar ocorrendo grande entrada de água por osmose e causar lise.
O vacúolo contrátil então recolhe o excesso de água que entra nele e a manda para fora.
Nesse protozoário da figura acima possui também um vacúolo digestivo, para onde vai o alimento que entrou através do sulco oral e nele ocorre a digestão, gerando metabólitos que são liberados para fora da sua estrutura em um processo chamado de clasmocitose (ou simplesmente exocitose).
Portanto faz alimentação do tipo holozoica.
Têm diferenças de formas entre eles, mas existem estruturas que são comuns a todos dos protozoários, características básicas de uma célula, que é a posse de: membrana, citoplasma e núcleo.
O citoplasma é dividido em endoplasma e ectoplasma.
- Os pseudópodes que alguns desenvolvem são expansões do ectoplasma, eles servem para movimento (como nas amebas) e podem servir também para capturar alimento.
- Flagelos são filamentos longos que promovem movimentos ondulatórios.
- Mionemas são filamentos musculares que ficam no citoplasma auxiliando a locomoção do parasita.
- Cílios também podem servir para meio de locomoção.
Esporozoítas são protozoários sem estruturas de locomoção que se movimento portanto pela corrente sanguínea ou sistema linfático.
Formas
Dependendo da atividade do protozoário, ele possui um tipo de característica física bem distinta (na maioria das espécies).
Por exemplo:
Trofozoíto e Cisto
* O Trofozoíto: é a forma ativa do protozoário, na qual ele se movimenta, se alimenta e se reproduz.
* O Cisto: é a forma de resistência. Forma que ele adquire quando o meio não está em condições benéficas à seu desenvolvimento.
Sendo assim ele secreta uma parede resistente se transformando em cisto.
A Entamoeba histolytica por exemplo possui forma de trofozoíto com pseudópode e cisto.
Alimento
- Quando o protozoário se alimenta de hidratos de carbono que ele mesmo sintetiza a partir de energia solar é chamado de alimentação holofítica.
- A alimentação é holozoica quando ingere diversos tipos de alimentos que irá digerir e expulsar os metabólitos.
- Saprozoica é quando absorve o alimento dissolvido pela membrana por osmose.
A respiração é necessária para que a partir do alimento se forme ATP (energia).
Os protozoários podem sobreviver então (fabricar sua energia) por respiração aeróbica (com presença de oxigênio -protozoários que vivem em ambientes ricos de oxigênio como o sangue-) ou anaeróbica (sem oxigênio).
Os metabólitos são liberados para o meio externo.
Os plasmódios (gênero Plasmodium) que causam a malária, por exemplo, liberam um pigmento amarelado durante a fase que estão se reproduzindo (reprodução esquizogônica -ocorrendo divisões nucleares-) como metabólito.
Além de pigmentos os protozoários também podem secretar toxinas e substâncias para digerir alimento, enzimas e gases.
Reprodução
Os protozoários se reproduzem tanto sexuada quanto assexuadamente.
* Reprodução Assexuada:
- Pode ocorrer por Divisão Binária (quando a célula se divide, dando origem a duas outras),
- Ou por Esquizogonia (quando o núcleo se divide diversas vezes, depois a célula divide o citoplasma em quantidade iguais originando três ou mais novas células -muito comum em protozoários do gênero Plasmodium e Esporozoário-).
* Reprodução Sexuada:
- Pode ocorrer Conjugação (quando as células se unem através de fímbrias sexuais e transferem material genético à outra, que em seguida dá origem a uma nova).
- Ou por Singamia ou Fecundação (quando une uma célula considerada o gameta feminino -o microgameta- a uma que é o gameta masculino -macrogameta- e formam uma célula-ovo ou zigoto).
Algas
As algas também passaram a fazer parte do Reino Protista.
Tanto as unicelulares quanto as pluricelulares.
Elas não são integrantes do reino vegetal, por não constituírem tecidos (células diferenciadas) e não se desenvolverem a partir de embriões.
Possuem um crescimento muito mais simples.
Na divisão dinophyta do reino protista existe os Dinoflagelados e são eles que causam o fenômeno chamado de Maré Vermelha.
Os Dinoflagelados liberam uma toxina que quando se acumulam na água causam morte de peixes e irritações nos humanos.
Esse acúmulo de suas toxinas acontece pelo aumento desses seres na água do mar pela eutrofização (excesso de nutrientes) que é gerada pelo lançamento no mar de esgoto orgânico.
As algas verdes que foram os seres que deram origem ao reino vegetal.
Todas as algas têm clorofila A, pois é uma substância que surgiu nas cianobactérias (reino monera) e esses seres que deram origem ao que hoje se chama de cloroplastos (por isso todo cloroplasto tem clorofila A).
Cloroplastos no passado eram cianobactérias.
Cada pigmento diferente absorve a energia de luz de um certo comprimento de onda.
1 comentários:
obrigado pela informação e pelo esforço de voçê(s) Foi perfeito para o meu trabalho de ciências. :)
Postar um comentário